Por que um bom resumo no LinkedIn é importante

Escrever um resumo no LinkedIn pode parecer um passo desnecessário, especialmente se você mantém seu perfil atualizado. Você também pode considerar desnecessário se não passa muito tempo na plataforma ou não está procurando emprego.

No entanto, um bom resumo no LinkedIn é crucial para o sucesso profissional. Para vendedores, pode ser uma ferramenta útil para vendas sociais; para outros profissionais, pode ser a porta de entrada para uma nova oportunidade de carreira.

Vamos analisar as razões pelas quais você definitivamente deve escrever um resumo no LinkedIn.

Você tem a oportunidade de se apresentar com suas próprias palavras.

Embora suas experiências anteriores possam ser notáveis, elas não são as únicas coisas que as pessoas devem saber sobre você. Um resumo no LinkedIn permitirá que você cause uma primeira impressão pessoal e destaque suas conquistas e especialidades de forma sucinta.

Você pode mostrar sua personalidade.

Adicione um pouco de estilo e humor, ou mantenha-o extremamente profissional. De qualquer forma, seu resumo no LinkedIn dará aos recrutadores e outros usuários uma ideia do que esperar caso entrem em contato com você. Ele também pode ajudar os recrutadores a avaliar a adequação cultural e ajudar clientes em potencial a decidir se gostariam de trabalhar com você.

Você pode obter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa do LinkedIn.

O LinkedIn utiliza a seção “sobre” em seu algoritmo, assim como seu título atual, sua descrição e outros fatores. Ao escrever um resumo no LinkedIn rico em palavras-chave, você pode se tornar mais visível para potenciais clientes e recrutadores nos resultados de pesquisa. Se você incluir palavras-chave como “conteúdo”, “gestão” e “análise” em seu resumo, poderá atrair mais visualizações.

Pronto para começar a escrever seu resumo no LinkedIn?

Como Escrever um Resumo no LinkedIn

Crie um esboço rápido antes de escrever a seção “sobre”.

Chame a atenção dos leitores com uma introdução forte.

Explique por que você faz o que faz.

Destaque sua experiência na área.

Mencione suas especialidades e habilidades.

Forneça dados para respaldar seus resultados e comprovar sua expertise.

Mencione se sua equipe está contratando atualmente e convide as pessoas a se candidatarem.

Destaque seus interesses profissionais.

Inclua uma chamada para ação com suas informações de contato.

Dica: Divida blocos grandes de texto.

Crie um esboço rápido antes de escrever a seção “Sobre”.

Embora seu perfil no LinkedIn não seja um ensaio acadêmico, você ainda deve fazer um esboço do que deseja dizer e da ordem em que deseja dizê-lo.

A última coisa que seu público precisa é de parágrafos longos e confusos, sem uma progressão clara de uma frase para outra.

Seguir uma estrutura pré-determinada ajudará você a se comunicar de forma clara e concisa.

Chame a atenção dos leitores com uma introdução forte, faça um ensaio de tensão aplicada.

O objetivo da primeira frase do seu resumo no LinkedIn é fazer com que seu público continue lendo. Por isso, é importante despertar o interesse deles desde o início e incentivá-los a continuar.

Essa tática é chamada de “gancho”.

Você pode chamar a atenção dos leitores com seu resumo no LinkedIn abrindo uma questão que só pode ser respondida com mais explicações ou fazendo uma afirmação tão surpreendente que precisa de justificativa.

Exemplo de Gancho

“Foram necessárias mais de X demonstrações de vendas para descobrir o segredo sobre Y, mas desde então algo inesperado aconteceu.”

Conte ao leitor por que você faz o que faz.

As pessoas se conectam com histórias e valores mais do que apenas com o “o que você faz”. Embora o “o que” seja importante, considere incluir também o “por que”.

Entenda o que o atraiu para sua profissão e qual é a sua missão em seu papel. Isso tornará seu perfil no LinkedIn mais emocionalmente envolvente.

Exemplo de Missão

“Cresci às margens do rio Mississippi e vi sua qualidade melhorar ao longo do tempo com o aprimoramento das normas de fabricação. Desde então, sabia que queria espalhar a mensagem sobre sustentabilidade no ambiente de negócios.”

Fale sobre sua expertise na área.

Agora é hora de reforçar sua missão com sua expertise na área. Descreva sua formação e qualificações em duas ou três frases.

Por exemplo, se você é um vendedor usando o LinkedIn para se conectar com clientes em potencial, seu resumo deve destacar sua expertise na área e seu interesse em ajudar as pessoas a alcançar resultados. Talvez você seja um gerente de sucesso do cliente usando o LinkedIn para se conectar com os clientes. Seu resumo deve destacar sua expertise na área e sua disponibilidade para consultoria.

Exemplo de Expertise na Área

“Tenho mais de 7 anos de experiência em vendas, atuando como SDR e gerente de contas.”

Destaque suas especialidades e habilidades.

Após destacar sua expertise, informe-nos sobre o que você se concentra em 1 ou 2 frases. Por exemplo, se você é um profissional de marketing digital, você se concentra em SEO ou mídias sociais?

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